Fortnite é violento?

O Fortnite tornou-se num dos jogos mais apetecidos de jogar de todos os amantes de videojogos e consolas. Devido à sua grande popularidade e de grandes gamers começarem a fazer livestreams do jogo, a curiosidades dos mais novos é sem dúvida enorme, havendo cada vez mais jogadores menores na plataforma.

Mas será que este é um jogo apenas para adultos? Será um jogo agressivo? Qual a idade recomendada para jogar Fortnite? Este jogo afeta o comportamento dos jogadores? As respostas a estas questões neste artigo.

Fortnite é violento?

Contéudos

O Fortnite é um jogo agressivo?

Grande parte do público que joga Fortnite tem entre 10 a 16 anos, então podemos já assumir que este jogo não é violento.

Como jogador, terá de agir e ser agressivo quando quiser competir. Nesta situação é considerado um estimulo motivador quando se tratar de jogar. A comunidade não considera o jogo Fortnite violento.

É um jogo onde não há sangue e os corpos dos adversários, quando são eliminados, simplesmente desaparecem. Ainda assim, não esquecer que o objectivo do jogador é usar armas, como espingardas, rifles automáticos entre outras para tentar matar – praticamente – todos os outros jogadores que encontrar.

Por outro lado, este jogo tem a vertente de jogo e trabalho em equipa, quando jogado em pares ou equipa (máximo quatro elementos). O objetivo de jogar em par, equipa é o mesmo que jogar sozinho: derrotar todos os adversário e chegar ao fim vivo. A grande diferença é que em equipa de 2 ou 4 jogadores, todos trabalham para o mesmo objetivo.

Fortnite é violento?

Qual a idade mínima recomendada para jogar Fortnite?

O Fortnite foi lançado com um jogo para competir com o outro jogo, o PUBG. Esse jogo tem uma classificação de +18 anos e quando o Fortnite foi lançado, esperava-se que tivesse a mesma recomendação de idade PG +18 anos.

Mas isso não aconteceu. O Fortnite tem uma classificação de PG de +12 anos.

Enquanto o PUBG tinha sido projectado de acordo com o realismo de um campo de batalha, o Fortnite apostou na base do anime e gráficos de desenhos animados. Acaba por ser um jogo menos gráfico em comparação a outros jogos como Call of Duty ou Player Unknown’s Battlegrouds ou outro jogo qualquer deste género que englobe armas e combate.

A apresentação do Fortnite baseia-se mais em desenho animado do que propriamente fotorrealismo, e os jogadores têm uma prespectiva na terceira pessoa, o que torna a experiência de jogo de tiro menos intensa do que nos jogos em primeira pessoa.

Fortnite afeta o comportamento?

Todos os dias, mais de 2 milhões de crianças, adolescentes e adultos jogam Fortnite. Vários estudos sugeriram que jogar um videojogo como o Fortnite não aumenta a agressividade em crianças.

Há uma pequena probabilidade que jogadar por muito tempo e com muita frequência afete o humor de uma criança, mas isso poderá igualmente significar que em função de uma atividade, o seu filho tenha uma tendência para se fixar em jogos em detrimento de outras actividades. Em todo o caso é sempre recomendado que o jogo seja supervisionado por um adulto, assim como o tempo de jogo seja igualmente controlado.

Em resumo: O Fortnite não é um jogo violento e o jogo não aumenta a violência ou agressão em crianças, adolescentes ou adultos.

Partilha este conteúdo com os teus amigos