O que significa Fortnite? Saiba o que é, como surgiu e alguns marcos

Procura saber o que significa Fortnite? De forma resumida, este é um jogo online que conquistou milhões de jogadores em tempo recorde, sendo atualmente um dos jogos mais populares de sempre e adorado por várias faixas etárias.

Neste artigo fique a saber mais sobre o jogo, a história do seu lançamento (e respectivas confusões), assim como algumas curiosidades.

Quase sempre no mundo dos jogos é fácil, mas difícil ao mesmo tempo, descrever a experiência que um jogo proporciona. E com Fortnite não é diferente.

A própria experiência define o jogo e este é o mundo em si desse universo: uma ilha com desafios, que quando aterras na ilha, estarás imerso num cenário de competitividade. O objetivo do Fortnite é simples: seres o único jogador vivo no final. Podes jogar também em duo ou em equipa.

O que significa Fortnite?

O conceito é diferente de outros jogos. O mundo pode ser criado por ti, com as tuas regras. E claro, há similaridades como derrubar hordas de monstros com outros jogadores e salvar o mundo.

Contéudos

Como surgiu Fortnite?

O Fortnite iniciou o seu desenvolvimento em 2010, após anúncio da Epic Games – empresa responsável pela criação e desenvolvimentodo mesmo. O jogo acabou por ser lançado um ano depois de ter sido divulgado o seu trailer. Mas nem tudo foi um mar de rosas…

Logo Fortnite

Há modos diferentes de jogo em cada dispositivo, como no PC, PS4, entre outros (ver lista de dispositivos onde podes jogar Fortnite). Em cada dispositivo é possível ver as opções disponíveis para jogar. Foi um sucesso instantâneo, mas como sempre, houve problemas de produção em 2010.

Vários boatos surgiram em torno do jogo da Epic Games, por exemplo, decisões de última hora que tornaram o jogo completamente oposto daquilo que é hoje. E para os que começaram agora, pode ser uma novidade que o Fortnite: Battle Royale era apenas o modo de jogo “secundário”. Porém não podemos negar que foi graças a esse modo que o sucesso explodiu.

PubG vs H1z1

Como referido anteriormente, o conceito é simples, o que pode fazer alguns apaixonados pelo mundo dos jogos não entenderem o sucesso do jogo. É uma inspiração em jogos como Playerunknown’s Battleground (PUBG), e outro menos conhecido, H1ZI.

Se tiver curiosidade em saber mais sobre esses dois jogos de Battle Royale, veja este vídeo do canal IZEDEPTICGAMES.

Lançamento do Fornite

Atualmente, o objetivo do Fortnite é bem claro: Centenas de jogadores são lançados num mapa gigantesco, com um objetivo simples de revistarem as casas ao longo do mapa à procura de armas e outros equipamentos, e por outro lado eliminar todos os restantes jogadores, até serem o último sobrevivente, por sua vez, o vencedor.

2010 vs 2020

Mas, no conceito inicial do jogo vivenciamos a opção “Save the World”. O objetivo era um jogo com um mundo grande, com a modalidade de co-operação onde tu completavas os objetivos da missão. Para os que não acompanharam o jogo desde o começo, podem estranhar que a finalidade de construir bases e fortes para esperar a noite chegar, era lutar contra monstros. Sim, um pouco como “The Winter is Coming”!

Veja como era o jogo em 2010 e a sua evolução neste vídeo:

A origem do conceito inicial de Fortnite surgiu num game jam.

Foi logo após o lançamento do sucesso e terceiro da saga Gears of Wars em 2011. Para efeitos de inspiração, o conceito de construção foi partido da premissa de jogos simples, porém engenhosos, como Terraria e Minecraft, com a base de ação em terceira pessoa já pensada desde o começo.

A alteração dos planos que levaram ao sucesso atual

Surgiram entretanto boatos sobre a produção lenta do jogo ao longo do tempo. O motivo? O fato da empresa ter trocado o desenvolvimento de Fortnite para a então aguardada quarta geração do jogo Unreal.

Mas houve também a mudança que deu “vida” para o jogo, o design estético que envolvia um tema “dark” e negro (por coincidência “criativa ou não, similar à serie Gears of War e Unreal) e a abordagem envolvia o tão conhecido tema colorido e cartoon do jogo, com animações inspiradas de desenhos animados.

Para desespero dos fãs, a versão original de Fortnite era apenas um teste para a empresa desenvolver como serviço principal.

Fortnite era para ser um jogo pago

A versão paga sempre esteve presente na ideia inicial de Fortnite. Na verdade, o plano era lançar Fortnite antecipadamente, mas apenas pago, o que realmente ocorreu em julho de 2017. Ainda mais, a empresa mantinha a promessa de tornar Fortnite free-to-play. Foi uma boa estratégia da empresa para manter o feedback dos jogadores atualizados, o que permitiu a produtora americana sempre melhorar o jogo com base nos critérios dos jogadores, e alavancou para se tornar o que é hoje.

Fortnite em 2017

No lançamento do Fortnite em julho de 2017, era apenas uma experiência online cooperativa, baseado em outros jogos que jogadores aficionados já tinham experimentado. Houve uma recepção morna por parte do público, e ainda mais que se trata de um jogo pago. Então os jogadores acabavam por apostar nos outros jogos semelhantes que estavam no mercado e que eram gratuitas.

Na altura já se previa que o jogo seria colocado numa gaveta e deixariam de continuar a desenvolvê-lo, mas tudo mudou:

Após o lançamento inicial, a equipe começou a pensar numa implementação de multijogador competitivo (PvP), o que seria o ponto-chave do sucesso de Fortnite, o conhecido Battle Royale.

Surpreendentemente, e para alegria dos fãs, foram necessário apenas dois meses para o próprio estúdio pensar sobre o modo e lançar este formato, o dia da estreia foi 26 de setembro de 2017.

Já vários jogos ocupavam boas posições no Battle Royale, com destaque para PlayerUnknow´s tendo um sucesso estrondoso e marcando o território na modalidade Battle Royale, o que atrasou um tempo para as pessoas realmente experimentarem o potencial do Fortnite Battle Royale. Mas, como o tempo foi ganhando popularidade e sendo um jogo grátis, acabou por tornar-se viral conquistando um grande leque de players.

Recordes no Fortnite

Muitos jogadores querem bater recordes no Fortnite mais do que apenas diversão, afinal, trata-se de um jogo competitivo. Fortnite: Battle Royale é um dos jogos mais populares no mundo.

E com isso em mente é bom trazer alguns dos feitos mais impressionantes de milhares de jogadores que lutam todos os dias em busca de Victory Royales.

Alguns jogadores que listam os melhores desempenho na modalidade:

  • Solo – 34 mortes – CR.Riz
  • Em Solo vs Duo – 35 mortes – Payam
  • Solo vs Squad – 46 mortes – Kamo
  • Duo – 42 mortes – Criz (26) / Gator (16)
  • Duo vs Squad – 52 mortes – Kygozz (30) / Pityh (22)
  • Trio vs Squad – 53 mortes – Coller renik, MnokSsito, e XMSircle
  • Equipa – 59 mortes – VP JAMSIDE (21) e Winstrike (10)

Recorde em instalações e vendas no jogo

Agora na parte de pontos históricos em instalações e jogadores., Fortnite alcançou um elevado patamar e adquiriu milhares de fãs. O Fortnite: Battle Royale tornou-se um sucesso instantâneo com 125 milhões de jogadores em menos de um ano e a cada mês, que geram à empresa centenas de milhares de dólares por mês, através das compras realizadas no jogo, campeonatos, entre outros.

Resumo

Tudo isto mostra o fenómeno cultural que Fortnite se tornou, com pais, filhos conhecendo o jogo ou pelo menos os filhos viciados neles. E para finalizar, nada melhor do que expor que em novembro de 2018, o jogo alcançou 8.3 milhões de jogadores instantâneos e não é qualquer universo no mundo dos jogos que alcança algo tão gigantesco e único.

Partilha este conteúdo com os teus amigos